Prefeitura de Jequié e Estado dão início a projeto de testagem da Covid nas escolas municipais e estaduais

Projeto segue um cronograma para a coleta de amostras. Foto: PMJ

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, juntamente com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), deu início, na quarta-feira (3) ao projeto ”Partiu! #Testagem nas Escolas”, com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar. O projeto, que será executado a cada quinze dias, deverá coletar, neste primeiro ciclo, 3 mil amostras, entre estudantes e funcionários das unidades escolares municipais e estaduais, que deverão ser encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen/BA), para análise.

O projeto segue um cronograma para a coleta de amostras no CEEP Regis Pacheco; Colégio Estadual Paulo Freire; Colégio Da Policia Militar Cpm Professor Poeta Luís Neves Cotrim; Colégio Estadual Doutor Milton Santos; Colégio Estadual Professora Georgina Miranda Pereira; Centro Educacional Ministro Simões Filho; Colégio Municipal Stela Câmara Dubois; Escola Municipal Nossa Senhora da Luz; Centro Educacional Presidente Médici; Colégio Municipal Jornalista Fernando Barreto; Escola Municipal Adolfo Ribeiro; Colégio Municipal Professora Florípes Sodré; e Escola Municipal Joaquim Marques Monteiro.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), Tereza Paim, o projeto “Partiu! #Testagem nas Escolas” tem a duração de três meses e, em parceria com os municípios, pretende realizar a testagem de, até, 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. Em Jequié, os alunos e funcionários testados neste primeiro ciclo, correspondem a 10% da comunidade escolar local, de um total de 9 mil testes que deverão ser realizados.

Para a secretária de Saúde, Polliana Leandro, independente da testagem que vem sendo realizada, no ambiente escolar, os cuidados e a manutenção dos protocolos sanitários devem continuar sendo mantidos.