Prefeitura de Jequié realizará blitz de testagem rápida para Covid-19, a partir desta terça-feira

/ Jequié

Blitz de testagem começará na Rui Barbosa. Foto: Divulgação/PMJ

No início da pandemia, os testes rápidos do Coronavírus em Jequié estavam reservados somente para pessoas hospitalizadas e profissionais de saúde. Nesta segunda-feira (22),  a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, informou que ampliará a testagem na cidade, com a implementação de uma blitz de testagem rápida para Covid-19, iniciando pela Praça Rui Barbosa.

O teste rápido é feito com a coleta de amostra do sangue para avaliar a presença de dois tipos de anticorpos: IgG e IgM. Quando o resultado é positivo para IgM, significa que a pessoa está ou esteve recentemente infectada. Quando o resultado do teste rápido é positivo para IgG, significa que a pessoa já entrou em contato com o vírus, no passado.

Para ter acesso aos testes as pessoas devem procurar os pontos de testagem, que deverão percorrer diversos bairros e localidades do município, nos próximos dias. A iniciativa vai realizar 300 testes por dia, num total de 6 mil testes, com o objetivo de identificar os casos assintomáticos suspeitos, entre a população, e assim, orientar para quarentena e agendar a realização do teste RT-PCR, com a coleta de material orgânico do nariz e faringe e, a depender do caso, encaminhá-las para o atendimento médico.

Os comentários estão fechados.