Prefeitura de Jequié deverá avaliar autorização para voz e violão nos bares e restaurantes da cidade

Secretários municipais discutem flexibilização. Foto: Divulgação

Com a flexibilização do horário de funcionamento dos bares e restaurantes, que estão autorizados via Decreto Municipal, a estarem abertos até 23 horas, os músicos da cidade vêm solicitando à Prefeitura de Jequié a autorização para, também, retornarem as suas apresentações, com voz e violão, mantendo os protocolos sanitários. Neste sentido foi realizada, na sexta-feira (16), uma reunião, entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Saúde. Estiveram presentes o secretário de Cultura, Domingos Ailton e a secretária de Saúde, Polliana Leandro.

De acordo com o secretário, Domingos Ailton, mesmo com apoio da Prefeitura de Jequié, através do pagamento de cachês das lives e do São João virtual, e, ainda, com repasse dos recursos da Lei Aldir Blanc, a situação econômica desses artistas é muito difícil, já que estão impossibilitados de se apresentarem publicamente e sem remuneração, há quase dois anos, e o problema engloba, também, os profissionais que realizam oficinas e cursos das mais diversas linguagens artísticas.

Durante a reunião, foi proposto pelo secretário, que a retomada das apresentações de voz e violão, quando permitido, deverão se ater ao estilo musical sem ritmo dançante e com a presença de um músico ou de uma dupla de artistas, sem apresentação, portanto, de grupos ou bandas e, nos intervalos das apresentações, os artistas utilizariam o espaço para transmitir mensagens de cuidados essenciais no combate à Covid-19.

A secretária de Saúde, Poliana Leandro, ressaltou que a situação da Covid-19 é, ainda, bastante preocupante no município de Jequié, com oscilações entre alta e baixa no número de pessoas contraídas, e o número de pessoas internadas nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continua alto. Por este motivo, a Secretaria de Saúde deverá se reunir com o Núcleo de Ações Estratégicas para o Controle do Coronavírus (NAESC), composto por profissionais da área de saúde e responsável pelas estratégias de enfrentamento da pandemia, no âmbito municipal e, a partir das análises técnicas, definir sobre a possibilidade de retorno da apresentação musical, no modelo voz e violão, nos bares e restaurantes.