Prefeitura de Jequié concede licença ambiental para mineradora iniciar trabalhos no município

Prefeito e deputado recebem executivo da Granet. Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (3), aconteceu, no salão nobre da Prefeitura de Jequié, a assinatura da concessão da Licença Ambiental Unificada para que a mineradora Granet Prospecção inicie os trabalhos de britamento de pedras, na região da Fazenda Ouro Preto, localizada a 20 quilômetros do Centro da cidade.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Juvenal Neto, o Neto da Água Já; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; a diretora de Meio Ambiente, Maria Cruz; o deputado estadual, Euclides Fernandes; os vereadores, José Simões de Carvalho; Marcio de Oliveira Melo, o Marcinho; Adriano Alves dos Santos, o Adriano Guião; os executivos da Granet Prospecção, Herder Mendonça e Ismael Simei, além do engenheiro ambiental da empresa, Bruno Duque, e a imprensa local.

Neste primeiro momento, o trabalho de britamento de pedras é parte fundamental para a implementação da estrutura de mineração do quartizito, rocha ornamental descoberta na localidade, que será executada numa segunda fase e o empreendimento tem potencial para produzir três bilhões de toneladas de quartizito, o que pode gerar mais de mil empregos.

Herder Mendonça, executivo da Granet Prospecção, prevê que, dentro de 60 dias, a empresa dará início à extração das britas, gerando os primeiros postos de trabalho, numa estimativa que deverá aumentar à medida que a produção também se intensifique.

”O projeto de britamento de pedras é competência municipal. Como eles precisam, neste início, criar canteiros de obras, organizar as estradas e, também, criar condições para que eles possam edificar o porto seco, eles terão que fazer esta primeira etapa que recebeu hoje a Licença Ambiental Unificada. São 99 mil metros cúbitos de brita, anual, enquanto aguardam a Licença Ambiental do Instituo do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para rochas ornamentais”, disse a diretora de Meio Ambiente, Maria Cruz.