Prefeitura de Jequié amplia vacinação contra Covid para população acima de 18 anos

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, atendendo a uma Nota Técnica do Ministério da Saúde, encaminhada aos governos estaduais e municipais, ampliará, a partir desta sexta-feira, 19, a vacinação da dose de reforço contra a Covid-19 para a população de 18 anos ou mais. Inicialmente, a dose de reforço estava sendo aplicada a adultos acima de 60 anos que haviam tomado a última vacina há seis meses.

As pessoas acima de 18 anos, portanto dentro do perfil de atendimento, devem ficar atentas, pois o intervalo para a aplicação da dose de reforço caiu de seis para cinco meses. E haverá a necessidade de segunda dose para quem tomou a vacina da Janssen, que era de dose única. O tempo de intervalo entre a primeira e segunda dose para quem foi vacinado com a Janssen será de dois meses.

A população-alvo na Bahia para a dose de reforço é de 9.053.744 pessoas, que deverão ser vacinados de forma escalonada com base no intervalo de 5 meses após a segunda dose. Atualmente, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e pessoas com imunossupressão já vinham sendo contemplados com essa dose. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por fim, embora o cenário epidemiológico da doença esteja equilibrado, demonstrando melhora nos índices de casos e óbitos por Covid-19 no município, é fundamental que toda a população elegível para receber o imunizante complete os esquemas vacinais, garantindo cobertura adequada da segunda dose e, aqueles que estiverem dentro do perfil para a dose de reforço, procurem os postos de vacinação.