Prefeitura de Jequié amplia decreto do Plano Municipal de Contingência contra coronavírus

Prefeito concede coletiva de imprensa. Foto: Blog Marcos Frahm

A Prefeitura de Jequié publicou, no Diário Oficial do município, na tarde desta quinta-feira (19), o Decreto Municipal N.º 20.349, que amplia os efeitos do decreto anterior, de N.º 20.347/20, publicado em 16 de março de 2020, e reforça as ações de saúde a serem implementadas com o plano municipal de contingência contra o coronavírus e inclui novas medidas para contenção de contágio.

Entre elas, além da suspensão das aulas no sistema municipal de ensino, já em execução desde a terça-feira (17), mas, também ficam suspensos por 15 dias, podendo ser prorrogados, o funcionamento de casas de shows e espetáculos de qualquer natureza; casas de festas e eventos; feiras, exposições, congressos e seminários; cinemas, teatros e museus; clubes de serviço e de lazer; academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico; clínicas de estética e salões de beleza; bares, restaurantes, quiosques e lanchonetes; igrejas e locais destinados a cultos religiosos e espirituais e locais destinados a quaisquer práticas esportivas; quaisquer eventos congêneres com potencial de
aglomeração; entre outras ações; o não cumprimento do que está exposto no decreto municipal N.º 20.349 pode incidir na suspensão do Alvará de Localização e Funcionamento das empresas, comércios, órgãos e demais estabelecimentos descritos no Decreto.

Em coletiva de imprensa na área externa da Prefeitura, na noite desta quinta, o prefeito Sérgio da Gameleira, acompanhado dos secretários de Saúde, Vitor Lavinsky, de Relações Institucionais, Vinícius Oliveira, e do advogado Luís Calheiros, assessor jurídico da Secretaria Municipal de Saúde foi questionado por comunicadores sobre novas medidas adotadas.

Gameleira afirmou que o momento é de preocupação e que tem mantido contato constante com o governador Rui Costa, citando a união de forças dos órgãos de saúde instalados na cidade, das redes municipal e estadual. ”Estamos nos organizando para enfrentar essa problemática, pesando como prioridade minimizar a situação que efetivamente virá”, disse Sérgio, sem descartar a possibilidade de registro de casos em Jequié, que até esta quinta não tinha confirmação. ”Nós estamos nos preparando para enfrentar o pior. O prefeito foi extremamente feliz em ouvir o seu corpo técnico e adotar medidas duras, porém necessárias, pensando no bem maior, que é a vida”, esclareceu o secretário de Saúde. Já o chefe do Executivo foi taxativo ao dizer que os estabelecimentos que não obedecerem às orientações da Prefeitura no decreto sobre o combate do coronavírus na cidade poderão ser penalizados.