Prefeitura de Itabuna decreta situação de emergência e adota novas medidas contra coronavírus

A Prefeitura de Itabuna, cidade do sul da Bahia, decretou na quinta-feira (19) situação de emergência, por causa do coronavírus. O município possui um caso confirmado da doença. Pacientes com Covid-19 na Bahia já somam 33 casos.

O decreto também determina medidas de prevenção como, por exemplo, a suspensão do funcionamento de shoppings, bares, restaurantes, igrejas, cinemas e demais lojas que estejam localizadas em empreendimentos fechados com aglomeração de pessoas, a partir de sábado (21), pelo prazo de 15 dias. Outras cidades baianas também têm tomado medidas de enfrentamento ao Covid-19.

A prefeitura de Itabuna também já havia decidido, na última quarta-feira (18), pelo encerramento do ano letivo das aulas municipais, bem como suspensão imediata de todas as atividades em todas as escolas circunscritas à rede municipal de ensino por 30 dias, a partir também de quarta-feira. Ainda não há detalhes como e quando será retomado o ano letivo do município.

Além disso, em Itabuna a circulação de transporte – tanto rodoviários e hidroviários – entre os municípios é permitida apenas para o deslocamento de trabalhadores, residentes em locais próximos das cidades citadas.

A medida é do governo do estado e também válida para as cidades próximas a Itabuna, como Ilhéus e Itacaré. Em Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Prado, que também têm casos confirmados da doença, os terminais rodoviários foram fechados.

O horário de funcionamento dos Centros de Referência foi alterado e o atendimento relacionado aos programas executados pela secretaria. A medida entra em vigor também por 15 dias a partir da próxima segunda (23). Na Secretaria Municipal de Assistência Social de Itabuna o atendimento ao público será das 9h às 12h. G1