Prefeitura de Ipiaú implantou prontuário eletrônico em todas as unidades de Saúde do Município

Atendendo a uma recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria Municipal de Saúde, instalou o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), em todas as unidades básicas de saúde do município. Trata-se de uma plataforma digital que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade do atendimento para o cidadão, e na gestão da Atenção Básica para o gestor e para os profissionais de saúde.

Em cada Unidade de Saúde da Família (USF) de Ipiaú foram instalados cinco computadores, totalizando 70 em toda a rede. O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. A transmissão digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério confira, online, como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro.

A rede municipal também dispõe de um Núcleo de Informação da Saúde (NIS) da onde vem todo o suporte necessário para unidade de atualização de sistema, manutenção, acesso remoto e todos os dados necessários para manter o controle da produtividade a cada competência. A equipe do NIS é coordenada por Ítalo Maurício e composta pelos profissionais, Igor Santos Neia Santos, Netto Basílio, Flávia Andrade e Flávia Jesus. *Prefeitura de Ipiaú/Dircom