Prefeitos dizem que municípios receberam doses insuficientes para 1ª fase e secretário pede paciência

Imagem mostra chegada de 67 doses em Itiruçu. Foto: Ed Santos

O Blog Marcos Frahm obteve informações de que alguns dos gestores de municípios dos territórios do Vale do Jiquiriçá e do Médio Rio de Contas, atendidos pelo Núcleo Regional de Saúde, órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB teriam demonstrado insatisfação ao comentar que as cidades receberam menos doses da vacina Coronavac do que o esperado para imunizar por completo o primeiro grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização.

Uma fonte do BMFrahm revelou que os prefeitos comentam não ser possível vacinar todo o primeiro grupo, composto por trabalhadores da Saúde, Instituições de Longa permanência de idosos e pessoas com deficiência, além da população indígena.

Contudo, os prefeitos não se pronunciaram publicamente sobre o assunto. Já o secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas, em entrevista à TV Record, pediu paciência. ”A gente pede as pessoas um pouco mais de paciência. Nós conseguimos um feito histórico para a humanidade que foi em menos de um ano desenvolver, fabricar e distribuir a vacina. Um pouquinho mais de paciência, pois dentro de 60 dias teremos vacina suficiente para fazer esse processo ocorrer de forma significativa. Estamos torcendo para que o STF conceda uma liminar ao Estado autorizando nós a trazer de Moscou dez milhões de doses da vacina Sputnik para ajudar o governo a salvar o nosso povo”, justificou.

O Governo Federal liberou a Coronavac para todos os estados brasileiros. Das 6 milhões de doses disponíveis, neste primeiro momento, a Bahia recebe 376 mil para imunizar 180 mil pessoas, mas a quantidade por município não foi divulgada pela SESAB.

O BMFrahm apurou que, na região, Jequié, município mais populoso e com o registro de 193 óbitos, recebeu 2.160 doses, enquanto Maracás, com 22 óbitos, recebeu 150 doses, Lagedo 76, Nova Itarana 55, Itiruçu 67, Itagi 65, Apuarema 40.