Prefeitos do Vale decidem pela reabertura de igrejas, com restrições, nas cidades sem casos de Covid-19

Prefeitos do Vale se reuniram por meio de videoconferência

Os prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – Convale se reuniram mais uma vez, desta feita virtualmente, tendo os gestores discutido, por meio de videoconferência, a situação dos respectivos municípios no enfrentamento do novo coronavírus no território. A flexibilização do isolamento social para igrejas foi uma das definições da assembleia.

Em nota após decisão conjunta dos prefeitos, a entidade informou ao Blog Marcos Frahm, na manhã desta terça-feira (28), que fica facultado a reabertura de igrejas nas cidades que não registraram casos de Covid-19, desde que seja respeitada pelos líderes religiosos uma série de exigências estabelecidas através de decreto, a exemplo da quantidade de fiéis (máximo de 20 de acordo ao espaço interno de cada templo), distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, uso de mascaras, álcool em gel 70%, água e sabão, além da higienização o ambiente toda vez após uso.

Os prefeitos decidiram também pela manutenção dos decretos de suspensão de aulas nas redes pública e privada por mais 30 dias e suspensão dos transportes intermunicipal, interestadual e de feirantes. Na região do Vale, foram registrados, até esta terça-feira, 10 casos de coronavírus, sendo 05 em Jaguaquara, 02 em Cravolândia, 01 em Lajedo do Tabocal e 01 em Maracás; este último, com o paciente já curado da doença após testar positivo em teste rápido na cidade.

Na nota, assinada pelo presidente do Consórcio, o prefeito de Planaltino, Zeca Braga (PSD), a entidade diz ter a convicção de que a união é o melhor caminho para a diminuição dos efeitos da pandemia na região. ”Nosso objetivo maior é salvar vidas e diminuir os impactos negativos a economia dos municípios. Desta forma, com responsabilidade e equilíbrio, as medidas adotadas por cada gestor municipal devem visar o funcionamento das atividades comerciais essenciais, observando a realidade local, sem perder de vista as orientações sanitárias que se impõem neste momento”, esclarece o Convale.