Prefeito reeleito de Itabereba diz que chances de realização do São João 2021 são remotas

Ricardo comenta sobre festa e vacinação. Foto: Blog Marcos Frahm

Depois da confirmação da suspensão do Carnaval, a possibilidade de não haver o São João em 2021, por conta da pandemia da Covid-19, é real.

Para o prefeito reeleito de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina que sedia um dos tradicionais festejos juninos no interior baiano, as chances para realização do São João são remotas. ”Hoje é muito difícil afirmar que realizaremos festas nesse ano. Tudo vai depender do contrato dos governos do Estado e Federal com as fabricantes da vacina, pois as doses distribuídas até agora em todo o Brasil são poucas para atender a demanda e eu acho muito difícil que a gente consiga imunizar toda a população até junho. Só será possível a realização de evento público com o povo imunizado”, disse Ricardo Mascarenhas, do PP, ao Blog Marcos Frahm.

O Município de Itaberaba, com cerca de 70 mil habitantes, registrou, desde o início da pandemia, 3.521 casos do coronavírus, com 56 óbitos provocados pela doença. Nesta quinta-feira (28), o número de casos ativos é de 292, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.

”Recebemos poucas doses para o tamanho da população”, disse.

Com as duas remessas das vacinas CoronaVac e Oxford, a Prefeitura recebeu, segundo o prefeito, 1.029 doses, tendo imunizado 726 pessoas até hoje. ”Estamos imunizando pessoas do grupo prioritário. Recebemos poucas doses para o tamanho da população e a Bahia também recebeu um quantitativo muito pouco, diante do número de infectados pelo vírus. A expectativa normal, natural, é de que a gente receba muito mais doses e graças a Deus já temos centenas de imunizados, porém, são profissionais de saúde. É um momento muito difícil, porque temos 70 mil pessoas na cidade e para imunização total seriam necessárias 140 mil doses. Então, vamos passar todo o ano de 2012 trabalhando pela vacinação. Mas eu peço paciência a população, para que, em breve, teremos o nosso povo vacinado”, completou.