Prefeito de Santa Inês diz que tá pago o reajuste de 33,24% do piso dos professores

Professor Emerson anuncia cumprimento do piso. Foto: Rede social

Eis a questão que tem sido um quebra cabeça para gestores municipais e estaduais: o reajuste de 33,24% no piso salarial do magistério, concedido pelo Governo Federal, que já publicou portaria que estabelece o novo valor.

Com o novo percentual, a base de remuneração dos professores deverá ir de R$ 2.886 para cerca de R$ 3.845 e tem impactos diretos nas contas de Estados e Municípios, que são os responsáveis, de fato, por conceder o aumento e, é óbvio, cada um com sua realidade financeira.

Entidades municipalistas têm apontado uma suposta brecha na legislação do Fundeb permanente, aprovado no final de 2020, e articulam uma nova regulamentação que reduza o percentual. A perspectiva, porém, é de que isso se arraste por meses e não se resolva antes das eleições de outubro.

Santa Inês

Em Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, o prefeito Emerson Elói (PT), professor da rede estadual afastado para o exercício do cargo foi as rede sociais nesta semana anunciar o cumprimento do piso, com o reajuste de 33,24%. Na publicação, o gestor afirmou que a Prefeitura cumpre o piso desde 2017, garantindo aos profissionais da Educação todos os direitos.