Prefeito de Nova Itarana contesta dados da SEI sobre isolamento social; ”A realidade aqui é outra”

Antonio Danilo, prefeito de Nova Itarana. Foto: Blog Marcos Frahm

O prefeito de Nova Itarana, município às margens da BR-116, no Vale do Jiquiriçá, rechaçou as informações veiculadas na mídia nesta quarta-feira (17), relacionadas a um levantamento sobre isolamento social que aponta onze cidades baianas com índices abaixo de 30%, incluindo Itarana, que numa matéria jornalística publicada inicialmente pelo site Bahia Notícias e reproduzida pelo BMFrahm aparece como o terceiro município com pior percentual, 27%, enquanto o mínimo recomendado é de 50%.

Ainda conforme a nota, São Domingos, na região sisaleira, foi o município com menor percentual de isolamento, com apenas 25,6%. Depois de São Domingos, o município com menor índice foi Candiba, no sudoeste, com 26,5%. Nova Itarana ocupa a terceira posição. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) e se referem a  última segunda-feira (15), sendo obtidos através da geolocalização de dispositivos móveis [celulares, tablets] pela plataforma InLoco.

Contudo, o prefeito Antonio Danilo contesta a informação. Em contato com o Blog Marcos Frahm, nesta noite, o gestor disse discordar plenamente do levantamento feito pela SEI, tendo informado que, desde o início da pandemia, Itarana registrou apenas um caso importado de Covid-19, sendo de uma paciente que teria contraído a doença em Salvador, onde faz tratamento de saúde contra outra enfermidade e que já está curada do vírus, na capital. ”Não temos sequer um caso confirmado aqui dentro do município, que apesar de ter uma grande extensão territorial tem muitas localidades da zona rural que não pegam sinal de celular e a nota diz que os dados foram obtidos por dispositivos móveis. Na sede, estamos, juntamente com as secretarias, principalmente a de saúde, fazendo um esforço grande, realizando barreiras, conscientizando a população e uma notícia dessa nos surpreende, pois a realidade aqui é outra”, contestou.