Prefeito de Maracás faz apelo para reverter decréscimo populacional com Censo do IBGE

Prefeito Soya recebe equipe do IBGE. Foto: Divulgação

O prefeito de Maracás, Soya Novaes, recebeu, em sua residência, nesta quarta-feira (3), a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) local, para responder ao questionário do Censo Demográfico 2022. O encontro do chefe do Executivo com a equipe do IBGE, liderada pelo Coordenador Marcus Novaes, marcou o início do período de visitas que dos recenseadores começaram a fazer nas residências da sede e da área rural do Município, atendendo o cronograma nacional, que vai até o dia 31 de outubro.

Desde a última segunda-feira, 19 recenseadores treinados e uniformizados com fardamento do IBGE coletam dados sobre a população. Maracás busca reverter decréscimo populacional sofrido nos dois últimos censos. A população local, no Censo realizado em 2010 foi de 24.613 pessoas, em 2021 o IBGE apresentou a estimativa de 19.973 habitantes, com redução de 4.640 pessoas.

Maracás possui 22.204 eleitores conforme TSE, base junho de 2022, dados que podem ser consultados no site do órgão judicial, ou seja, o Município possui atualmente pelos dados do IBGE e quantidade de eleitores, 2.231 eleitores a mais do que sua população total, o que gera dúvidas acerca do decréscimo. Em rede social, o prefeito fez um apelo para que os munícipes recebam os recenseadores de forma cordial e colaborem com informações precisas sobre dados para o êxito do Censo 2022. Soya acredita que Maracás possui mais de 27 mil habitantes e lamenta os prejuízos econômicos em razão dos censos anteriores.

”Nós sabemos que a realidade é diferente do que aponta o IBGE, mas é preciso que, nós, moradores, colaboremos com os agentes censitários, recebendo-os em nossas residências para a coleta dedados fundamentais para subsidiar políticas públicas e nortear o planejamento de orçamento da gestão pública. Acreditamos que Maracás tenha mais de27 mil habitantes, mas recebe um investimento de uma cidade que tem menos de 20 mil moradores, grande prejuízo. Por tanto, meus amigos, me reuni com o Coordenador local do IBGE, Marcus Novaes e equipe, para que possamos fazer a nossa parte e que o Instituto possa ter a condição de fazer um censo digno. Receba os agentes, colaborem”, apelou o gestor.