Prefeito de Maracás e secretária de Saúde fazem alerta sobre aumento de casos da Covid

Soya e Darlene fazem alerta a população. Foto: Divulgação

Em vídeo publicado na rede social na noite desta quarta-feira (2), o prefeito de Maracás, Soya Novaes, que aparece na imagem ao lado da Secretária Municipal de Saúde, Darlene Rosa, trouxe um apelo aos residentes no Município: ”Usem máscara, precisamos da conscientização de vocês!”.

O alerta, para o final de semana prolongado em razão do feriado de Corpus Christi, veio diante do aumento dos casos positivos para Covid e Maracás liderar o número ativos entre os demais municípios do Vale do Jiquiriçá, mantendo a maior média de pacientes infectados internados.

O prefeito afirmou que os casos estão aumentando e pediu cumprimento das medidas de proteção, como uso de máscara.

Segundo a Secretária, apenas nesta quarta foram transferidos mais 4 pacientes para tratamento em hospitais de Ilhéus, no Sul do Estado. ”Infelizmente a gente continua falando sobre a pandemia e em nossa cidade os casos têm aumentando. O fator preocupante nesse momento é o aumento de internamento hospitalar.  A gente tem mantido em média 15 pessoas internadas e hoje tivemos que transferir mais quatro pessoas em estado grave. Já estamos enfrentando dificuldades com oxigênio e vagas em leitos de UTI. Precisamos da conscientização das pessoas para que cada um faça a sua parte, pois o prefeito, o secretário, o governador não vão conseguir superar isso sem a colaboração”, alertou Darlene.

Entre os 20 municípios do território, Maracás, que chegou a 65 mortes desta quarta aparece com 114 casos ativos, superando inclusive Jaguaquara, que tem o triplo da população e contabiliza 72 ativos, com 56 óbitos.

Única cidade do Vale a contar com uma UTI Móvel e uma das poucas com respiradores no Hospital Municipal, Maracás disponibiliza testes da Covid a população diariamente, o que, talvez, lhe coloca na dianteira com casos ativos.