Prefeito de Lafaiete diz que vai recorrer à justiça para voltar a descartar lixo em Jequié; ”questão de saúde”

João nega descumprimento de acordo. Foto: Guilherme Pacheco

O prefeito de Lafaiete Coutuinho, João Freitas (PP), disse que recebeu com surpresa a decisão da Prefeitura de Jequié proibindo o seu Município de descartar no território jequieense os resíduos sólidos produzidos por Lafaiete. A em nota, a Prefeitura de Jequié teria informado que as cidades vizinhas celebraram um termo de cooperação para que o Aterro Sanitário recebesse e tratasse o lixo. ”Em contrapartida, Lafaiete seria responsável pelas obras de manutenção das estradas do distrito do Baixão e das estradas que fizessem limites entre os dois municípios. Mas, que infelizmente, o termo de cooperação não foi cumprido pela Prefeitura de Lafaiete, que só fez 10% das obras e abandonou os serviços. A Procuradoria Municipal de Jequié notificou, oficialmente, o prefeito de Lafaiete, José Freitas de Santana, o João Véi, por duas vezes, e de forma extra oficial, mais de dez vezes, portanto não é verdade que o prefeito foi pego de surpresa”, diz um trecho da nota, que é veementemente contestada por João.

Em contato com o Blog do Marcos Frahm, o mandatário disse não ter descumprido acordo e classifica o fato como perseguição política em face da ruptura de aliança com o seu ex-padrinho político, Zé Cocá, do mesmo partido, o PP. ”Nós estávamos cumprindo com o que foi acordado entre as partes, recuperando vários trechos de estradas vicinais de Jequié e jamais deixaríamos a situação política superar os interesses da população. Isso é questão de saúde pública e nós vamos ter que tomar uma providência, levando o caso ao conhecimento da Justiça, para que os moradores não sofram as consequências dessa decisão. O lixo está sem poder ser coletado porque não temos onde fazer o descarte e isso é muito chato para todos que amamos Lafaiete”, afirmou o prefeito.

João e Zé tinham uma relação próxima de amizade e mantiveram laços políticos até o primeiro semestre deste ano, quando Cocá rompeu a aliança com o governador Rui Costa (PT) para apoiar o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) e Freitas decidiu permanecer na base governista. Além disso, o mandatário de Lafaiete se posiciona contrário ao candidato a deputado estadual, Hassan Iosseff (PP), apoiado por Cocá e defende a candidatura de Patrick Lopes (Avante), ex-prefeito de Jitaúna, outro que cortou vínculo político com Zé.