Prefeito de Lafaiete Coutinho se posiciona contra PEC que extingue municípios; ”nossa cidade tem história”

João Freitas critica PEC de Bolsonaro. Foto: Blog Marcos Frahm

A notícia sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode extinguir municípios com menos de 05 mil habitantes foi classificada como ”absurdo” pelo prefeito de Lafaiete Coutinho, João Freitas (PP).

Lafaiete, no Vale do Jiquiriçá, aparece na lista de cidades baianas que seriam extintas, caso os parlamentares aprovem à medida que modifica o Pacto Federativo, entregue ao Congresso Nacional pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), na última terça-feira (05/11). Se aprovada, a Bahia vai perder dez municípios, incluindo Lafaiete Coutinho, onde a informação sobre possível extinção tem provocado apreensão nos moradores e autoridades locais.

O prefeito, por exemplo, foi taxativo ao criticar a proposta, durante contato com o Blog Marcos Frahm, na noite desta terça-feira (12/11). ”Um absurdo essa medida, que não tem o nosso apoio. O presidente precisa rever esse posicionamento e nós contamos com o apoio dos deputados para que essa PEC não seja aprovada. Nossa cidade tem uma história e o nosso povo merece respeito. Isso não vai resolver o problema da economia do Brasil, pelo contrário, geraria aumento do índice de desemprego”, disse João, enfatizando que a população será mais bem atendida sem a extinção devido à estrutura já existente nos municípios, mesmo com dificuldades financeiras.

No caso de o município Seria integrado a vizinha Jequié, na condição de distrito. ”Todas as prefeituras tem dificuldades, mas nós estamos nos esforçando para melhorar a qualidade de vida das pessoas e eu não acredito  que uma prefeitura não dar conta de suas demandas  teria condição de acolher a população de outra cidade”, alfinetou.