Prefeito de Jequié pede apoio ao ministro João Roma para pautas da assistência social do município

Zé Cocá durante audiência com Roma. Foto: Divulgação

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, participou nesta terça-feira (1), de uma reunião com o ministro da Cidadania, João Roma, em Brasília. O encontro teve como objetivo tratar de assuntos referentes a reativação do Programa de Aquisição de Alimentos e sobre a possibilidade de investimentos da política de assistência social, segurança alimentar e nutricional, no município, que estão sob a responsabilidade do Ministério da Cidadania.

O Ministério da Cidadania é responsável pelos programas e iniciativas como o Auxílio Emergencial, Bolsa Família, Cadastro Único, Criança Feliz, Programa de Aquisição de Alimentos, Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte, além de integrar o comitê interministerial que faz a gestão da Operação Acolhida – responsável por receber e dar uma nova vida a imigrantes e refugiados.

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, pontuou as iniciativas do governo municipal para auxiliar a população nesse momento em que muitos foram afetados financeiramente pela pandemia, com a distribuição dos kits emergenciais, o fortalecimento de ações sociais, com a ampliação da entrega de cestas básicas às famílias assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, via Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); o reforço alimentar à população em situação de rua, por meio do Centro Pop; o incentivo aos trabalhadores da Cultura, que vêm sendo apoiados com cachês dos eventos virtuais da Secretaria de Cultura e Turismo, entre outras ações.

”Desde que assumimos o município temos buscado ajudar a população, sobretudo, as pessoas mais vulneráveis, a enfrentar os problemas sociais, que já existiam e que foram piorados pela pandemia. Já fizemos intervenções em diversas áreas e encontramos um problema com o que foi deixado pela gestão passada, com o Programa de Aquisição de Alimentos. Sabemos da importância e do impacto econômico e social que o PAA tem para as pequenas famílias produtoras da agricultura familiar e para as pessoas em situação de vulnerabilidade que, por conta da situação da Covid-19, tiveram o agravamento da insegurança alimentar. Viemos aqui em busca do apoio do Governo Federal, para podermos atender nossa população, garantindo, assim, os direitos sociais.”, afirmou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.