Prefeito de Jequié afirma que está colaborando com as investigações, mas empresa continua na Prefeitura

Sérgio diz estar a disposição da Justiça. Foto: Blog Marcos Frahm

A Prefeitura de Jequié, esclarece, em comunicado, que a atual gestão não é alvo da operação Melione. A ação foi deflagrada nesta terça-feira (5) pela Polícia Federal com apoio da Controladoria Geral da União (CGU).

A operação decorre de uma investigação iniciada em 2016, na qual foi constatado que uma empresa contratada pela Prefeitura de Jequié desviava recursos por meio do suposto fornecimento de ”terceirizados fantasmas”, contratados por indicação de uma ex-vereadora, e que deveriam atuar na Secretaria de Educação do Município. Dentre estes funcionários, havia dois sobrinhos dessa vereadora que sequer residiam na cidade. Constatou-se também que a referida empresa, que ainda presta serviços na atual gestão pública, pagou salário a pelo menos 35 funcionários que nunca atuaram nas escolas para as quais foram, em tese, designados.

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Jequié vem a público prestar esclarecimentos sobre a notícia circulada, em alguns veículos de comunicação, no dia 5 de dezembro, em relação a operação realizada no município de Jequié, denominada Melinoe, que consistiu em averiguar desvio de recursos federais através da contratação de mão de obra terceirizada por meio da Secretária Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde. Vale ressaltar que, durante a realização da Operação, supracitada, por agentes da Polícia Federal, a Prefeitura de Jequié contribuiu para que todas as informações solicitadas pelos agentes federais fossem fornecidas, sem nenhuma dificuldade, colaborando, assim, para o pleno cumprimento das determinações judiciais.

Finalizando, cabe informar que, durante a entrevista coletiva concedida pelo delegado da Polícia Federal, o doutor, Rodrigo Kolbe, na sede da Polícia Federal, em Vitória da Conquista, o mesmo salientou que “sobre o prefeito atual, nós ainda não temos nenhum elemento para que chamássemos aqui para ser ouvido”, descartando de imediato que a atual gestão não fora alvo desta e nem de qualquer outra operação, não ocorrendo, inclusive, notificação oficial para prestação de outras informações.

A Prefeitura de Jequié estará sempre à disposição da justiça, no sentido de colaborar no fiel cumprimento das suas atribuições.

SÉRGIO DA GAMELEIRA
Prefeito de Jequié