Prefeito baiano é acusado de distribuir caixas d’água a moradores em período eleitoral

Gestor de Itamaraju, Marcelo Angênica é denunciado. Foto: Divulgação

O prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), que concorre à reeleição, o vice, Dalvadísio Lima (PDT), e a candidata à vereadora, Irmã Sirleia (Republicanos), foram alvos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que apura um suposto abuso de poder econômico e político no período eleitoral em Itamaraju.

Conforme a ação assinada pelo advogado representante do PRTB, Antonio Pitanga Nogueira Neto, os candidatos teriam distribuído caixas de água para os eleitores da cidade. Na ação, a defesa apresentou vídeos e publicações nas redes sociais que mostram uma promessa de entrega de mais de 200 caixas d’água aos moradores do bairro Vista da Pedra. Contudo, por ser ano eleitoral, isso não é permitido pela legislação.

Ainda de acordo com a ação, a pré-candidata Irmã Sileia teria realizado o cadastro dos beneficiários para recebimento das caixas. A defesa afirma que ela teria solicitado até os números de títulos dos eleitores e demais documentos.

O advogado Antonio Pitanga ainda requereu à Justiça a condenação dos suspeitos, tendo solicitado a cassação do registro de candidatura e a decretação dos efeitos de inelegibilidade por oito anos de todos denunciados. Se condenados todos poderão ficar fora da disputa eleitoral ou ainda ter os diplomas cassados, caso sejam eleitos. Com informações do bahia.ba