Atriz Cacau Protásio é chamada de gorda, preta e ”bucha de canhão” por Bombeiros do Rio

Atriz Cacau Protásio, foi vítima de ofensas. Foto: Reprodução/Globo

A atriz da Rede Globo, Cacau Protásio, foi vítima de ofensas consideradas racistas e gordofóbicas durante a gravação de uma cena do filme ”Juntos e Enrolados”. Os áudios foram divulgados pelo jornalista Leo Dias e segundo ele, os autores seriam integrantes do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (27/11), a atriz se pronunciou.

”E ele espalhou o vídeo com um áudio me chamando de negra, gorda, fdp, aquela cambada de v… Racismo é preconceito se vocês não sabem, se ele não sabe, e isso é muito triste, não entendi por que tanto ódio. (…) Sou negra, sou gorda, sou brasileira, sou atriz, eu conto histórias, conto ficção. Não mereço ser agredida”.

Em uma das gravações, um homem diz ter vergonha do que estava acontecendo no pátio do quartel, em referência à cena do filme. ”Olha a vergonha no pátio do quartel central. Essa mulher do ‘Vai que Cola’, aquela gorda, colocou a farda e botou os dançarinos viados com roupa de bombeiro. Isso é um esculacho, rapaz”.

”Vergonhoso. Mete aquela gorda, preta, fdp numa farda de bombeiro, uma bucha de canhão daquela, com um monte de bailarino viado, quebrando até o chão. Vão achar que é o que? Bombeiro? Aquilo é tudo viado. Lamentável”, dispara outro homem no segundo áudio.

Em nota emitida à revista Vogue, o Corpo de Bombeiros disse que irá investigar os áudios e alegou que repudia este tipo de conduta. ”O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa que não compactua com qualquer ato discriminatório. A corporação se solidariza com a atriz Cacau Protásio e já abriu procedimento interno para identificar o(s) militar(es) e apurar a conduta”, afirma.

”O CBMERJ reforça o seu compromisso com a população de Vida Alheia e Riquezas Salvar independente de cor, gênero, raça ou qualquer outra distinção. Os atos divulgados não representam a corporação centenária que, por anos seguidos, é considerada a instituição mais confiável do Brasil”, completa.