Porque Jaguaquara figura entre cidades que oferecem alto risco de propagar casos de Covid-19?

Estudo diz que cidade oferece risco de Covid. Foto: Blog Marcos Frahm

Jaguaquara é um município localizado no Vale do Jiquiriçá, na microrregião de Jequié, no Sudoeste do Estado da Bahia, com 54.163 habitantes, (IBGE/2018). O município é servido pelas BR-116 e BR-420 e pela BA-250.

O município de Jaguaquara deve ter sido incluído nessa lista de alto risco em propagar novos casos do COVID-19, por dois motivos: presença do Ceasa e de empresas de distribuição de gêneros alimentícios e ração. O Ceasa é um centro de abastecimento que concentra a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros e que promove a integração da produção nacional.

O Ceasa/Jaguaquara opera 24h por dia abastecendo num raio de 150 km todas as cidades, incluindo Jequié e Santo Antônio de Jesus. Em média, recebe 800 veículos entre cargas e descargas semanais. É local de um fluxo grande pessoas e veículos oriundo das cidades da Bahia e de outros estados, incluindo os da região Sudeste. Já as empresas de médio e grande porte fornecem gêneros alimentícios alimentos e ração animal para várias cidades da Bahia e do Brasil.

E claro, a presença da BR-116 que é a principal, mais movimentada e maior rodovia pavimentada do país, que atravessa o distrito Stela Câmara Dubois com mais de 10.000 habitantes, distante aproximadamente 10 km da sede e que mantém um fluxo intenso de pessoas e mercadorias com a sede, no caso a cidade de Jaguaquara.

Assim, a população do município deve redobrar a atenção quanto aos cuidados de isolamento social (quando possível), lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações, manter os ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos pessoais.

*Por Marco Antonio Reis Rodrigues / professor de Climatologia do IF Baiano / Campus de Santa Inês