Por 7 a 0, Tribunal Superior Eleitoral cassa diploma do suplente de Zé Cocá, Luizinho Sobral

Luizinho, acusado de uso indevido da mídia. Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na noite desta terça-feira (17), o diploma de primeiro suplente de deputado estadual de Luizinho Sobral (PODEMOS). O provimento da cassação do ex-prefeito de Irecê foi aprovado por 7 a 0.  O relator do recurso foi o Ministro Sérgio Banhos.

Segundo o site BNews, a decisão atrapalha os planos de Sobral para as eleições deste ano. O político tentaria, mais uma vez, a eleição para prefeito de Irecê.

O processo de cassação foi impetrado, em 2018, pela Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE). Sobral foi condenado por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder no pleito de 2012 – cujo recurso foi julgado pelo TSE em setembro de 2019 -, e estava inelegível.

Nas eleições de 2018, Sobral obteve 46.162 votos, não suficientes que garantissem uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), ficando como 1º suplente do deputado estadual e agora pré-candidato a prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP).

Pela sucessão da coligação, quem assume a vaga de primeiro suplente é o ex-deputado e principal articulador do PSB de Feira de Santana, Angelo Almeida.