Ponte sobre o Rio de Contas e requalificação de avenida trarão benefícios à população de Jequié

Município de Jequié será beneficiada com novas obras pública

O município de Jequié, está em festa. E não é para menos. Ainda nessa primeira quinzena de fevereiro o governador Rui Costa vai assinar a ordem de serviço para a construção/duplicação da nova ponte sobre o Rio de Contas e a duplicação e requalificação da Avenida Toti Lomanto, que liga a BR-116 ao Centro da Cidade. As intervenções são aguardadas com ansiedade pela população local, uma vez que desafogarão o trânsito em dois pontos de grande movimentação.

No caso da ponte a ideia é fazer fluir o tráfego de veículos e garantir maior segurança a pedestres e ciclistas que diariamente fazem a travessia do Rio de Contas, que separa o Centro da Cidade do populoso bairro Mandacaru e do Centro Industrial de Jequié. Realizada com recursos do Tesouro do Estado a obra, orçada em R$25,6 milhões, contempla a construção da ponte em pré-moldado de concreto, com ciclovia e passeio, e a articulação viária de todo o entorno, o que significa a requalificação das vias adjacentes com praça, equipamentos públicos, passeio e nova pavimentação.

Com execução estimada de um ano e meio a partir da assinatura da ordem de serviço, a obra também vai facilitar o acesso da população de Jequié e cidades vizinhas à Policlínica Estadual inaugurada em 2018, já que a unidade de saúde é uma das referências do bairro Mandacaru.

Toti Lomanto – Uma das principais avenidas de Jequié, a Toti Lomanto vai ser duplicada e requalificada ao longo de três quilômetros e meio, incluindo urbanização, paisagismo e obras de infraestrutura, como passeio e iluminação pública. Ao longo da via serão construídas três praças públicas com temáticas diferentes. A Praça dos Esportes será dotada de quadra poliesportiva, pista de skate, equipamento de ginástica e parque infantil.

A praça Academia da Saúde terá equipamentos de ginástica ao ar livre e uma pista para caminhada e corrida de 3,5km, enquanto a Praça da Contemplação será equipada com bancos e mesas com tabuleiro de damas e xadrez.