Policiais civis e penais da Bahia fazem ”paralisação” por 24h na próxima sexta-feira (7)

Policiais civis e penais se reuniram em Salvador, na manhã de terça-feira (4) em assembleia unificada que decidiu por uma paralisação de 24 horas para ambas as categorias na próxima sexta-feira (7).

Segundo informações do Sindicato dos Servidores Públicos Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), estavam presentes cerca de 100 policiais penais – os antigos agentes penitenciários – e 300 policiais civis.

Além da paralisação na sexta, a assembleia decidiu por instaurar imediatamente a ‘operação legalidade’ e orientou todos os policiais a agirem estritamente dentro dos parâmetros legais. Um novo encontro das categorias está previsto para o próximo dia 21 e a pauta principal será a atuação dos policiais durante o Carnaval.

A decisão é reflexo da insatisfação das categorias na aprovação da PEC 159/2020, que trata da reforma da previdência para os servidores. Além disso, as categorias protestam contra punição de dois policiais penais que receberam suspensão por realizar uma paralisação em 2017. ”Paralisamos em repúdio à truculenta e ditatorial condução e aprovação da PEC 159/2020 e em repúdio ao ato perverso do Secretário Nestor Duarte que Puniu os Policiais Penais Baltazar Felipe (Coordenador do Sinspeb) e Ithamar Cruz com 90 e 60 dias de suspensão, respectivamente”, disse a organização sindical dos policiais penais, em nota.