Polícia Federal diz que ”óleo” em praias do Nordeste teve origem em navio grego

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (1) uma operação para apurar a origem do vazamento de óleo que, desde setembro, atinge praias de todos os estados do Nordeste. Segundo a PF, o derramamento teve origem em um navio grego entre os dias 28 e 29 de julho.

A apuração identificou a mancha inicial de petróleo cru a aproximadamente 700 quilômetros da costa brasileira, em extensão ainda não calculada, o que permitiu identificar um único petroleiro que navegou pela área suspeita na data provável do vazamento. “A embarcação, de bandeira grega, atracou na Venezuela em 15 de julho, permaneceu por três dias, e seguiu rumo a Singapura, pelo oceano Atlântico, vindo a aportar apenas na África do Sul. O derramamento investigado teria ocorrido nesse deslocamento”, afirma a Polícia Federal.

Nesta sexta-feira, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, expedidos pela 14ª Vara Federal Criminal de Nata, em sedes de representantes e contatos da empresa grega no Brasil, que não teve o nome divulgado.