Operação apura desvios na Câmara de Ipiaú; casa diz que a motivação é política

Operação ocorreu na manhã de desta terça-feira. Foto: Ipiaú – Online

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (30) em Ipiaú, no Médio Rio de Contas. As ações foram executadas pela Polícia Civil local e fazem parte de uma investigação sobre fraudes em gastos com combustíveis pela Câmara de Vereadores da cidade. Na sede da secretaria da Câmara, no centro da cidade, foram apreendidos três computadores e vários documentos.

Segundo o delegado Rodrigo Fernando, titular da delegacia territorial, os contratos investigados são do período entre todo o ano de 2019 a março deste ano. As irregularidades foram verificadas em planilhas de viagens, quilometragem dos veículos, endereços de empresa e consumo. A próxima fase da operação será de análise do material.

”Foram constatadas várias irregularidades. Agora, vão analisar as responsabilidades porque realmente houve desvio”, disse o delgado, conforme publicação do site Bahia Notícias.

Além do presidente da Câmara, devem ser apuradas responsabilidades de pregoeiro, fiscal de contrato, primeiro e segundo secretário da Casa Legislativa, entre outros. Equipes da 9ª Coorpin, de Jequié, também  atuam na operação.

Nota de Esclarecimento.

”A Câmara Municipal de Ipiaú, em vista os acontecimentos noticiados nas redes sociais, vem a público esclarecer o seguinte:

Que na manhã de hoje, a Câmara Municipal foi surpreendida com a chegada de Policiais Civis para apuração de supostas irregularidades no âmbito do Poder Legislativo local, no tocante a contratos em execução, após denúncias realizadas pelo vereador Cláudio Manoel Costa Nascimento.

Diante dos fatos esclarece a Câmara que nada tem a opor quanto ao acesso total de todos os documentos e as atividades relacionados ao Poder Legislativo.

Informa que as contratações e os processos licitatórios foram realizados com a mais ampla legalidade, o que é acompanhado pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

Informa ainda que está a total disposição das autoridades policiais para contribuir com as investigações, na plena ciência que os fatos foram motivados por divergências políticas e com o nítido propósito de atingir a imagem pessoal do Presidente”.