Jequié: Retomada da economia tem 4 fases e foca na redução do índice de ocupação de UTI

Decreto autoriza reabertura do comércio. Foto: Blog Marcos Frahm

Em Jequié, novo decreto municipal sob nº 20.655, foi assinado pelo prefeito Sérgio da Gameleira e publicado na tarde de terça-feira (4), incluindo no rol dos estabelecimentos que poderão funcionar, as Lojas de Departamento e Variedades, Livros, Papelaria, Revistas, Calçados e Vestuário, Varejo de Móveis, Design e decoração.

O novo decreto foi editado um dia após ter sido ampliada a relação de empresas que poderiam manter as atividades funcionando. Na sua decisão, o Executivo Municipal buscou amparo em científico publicado pela ”The Lancet Global Health” que atrela níveis de empobrecimento a incremento de mortalidade; em relatórios oficiais que apontam para grande taxa de contágio de pessoas em isolamento social ( New York Times – (01/07/2020).

Estabelece ainda que para a retomada da abertura das atividades em cada uma das fases, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para COVID 19 – considerando especificamente os residentes – permaneça pelo menos 05 (cinco) dias em cada patamar, e, para o índice geral de ocupação no limite de 85% a ser considerado na retomada da etapa vermelha.

Etapa Branca – essenciais com abertura permitida em todos os cenários e índices;

Etapa Verde – permitida abertura com índice de ocupação de UTI menor igual a 75%;

Etapa Amarela – permitida abertura com índice de ocupação de UTI menor igual a 70%;

Etapa Vermelha – permitida abertura com índice de ocupação de UTI menor igual a 65%, ao longo dos cinco dias, combinado com o índice geral de 85%;

O novo Decreto entrou em vigor na terça (4) com permanência até o fim do dia 11 de agosto de 2020, podendo ser renovado, modificado ou revogado a qualquer tempo por ato próprio, mediante observância dos índices epidemiológicos.