Pfizer pedirá autorização dos EUA para 1ª vacina do mundo contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

A Pfizer afirmou que os estudos confirmam a segurança e eficácia de sua vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Com os resultados positivos, a farmacêutica pretende pedir aprovação para comercialização ao FDA, órgão equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, até o final deste ano. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

Se aprovado, o imunizante da Pfizer será a primeira fórmula criada especificamente contra o VSR que é o primeiro novo produto relacionado à infecção em mais de duas décadas. Em março, o FDA designou a vacina como uma terapia inovadora, um status que acelera sua revisão pela agência.

O VSR é um vírus respiratório que normalmente causa sintomas semelhantes aos de um resfriado. Entretanto, em idosos e bebês, é capaz de desenvolver quadros graves. Inicialmente, a ideia é que a vacina da Pfizer seja administrada em mulheres grávidas, para que elas produzam anticorpos capazes de atravessar a placenta, protegendo a criança antes mesmo do nascimento.

No teste, a vacina foi administrada em gestantes e os resultados mostram que a fórmula é cerca de 80% eficaz na prevenção da forma grave do VSR em bebês nos primeiros três meses de vida. O imunizante também reduziu pela metade o risco da criança precisar consultar um médico por conta da infecção.

”O comitê de monitoramento de dados do estudo recomendou, com base nos respostas, que deveríamos ir adiante. A vacina é segura e eficaz e poderá realmente ajudar a prevenir o VSR, principalmente durante o inverno”, afirma o vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento clínico de vacinas da Pfizer, William Gruber, à CNN.