Pesquisa revela que ACM lidera disputa pelo Governo; mesmo instituto diz que Lula venceria, e Rui senador

ACM lidera pesquisa do Instituto Paraná. Foto: bahia.ba

Desde quinta-feira (25) que aliados do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), comemoram uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o site Bahia Notícias, em que presidente nacional do DEM foi testado em um cenário com até sete nomes e também em uma disputa direta com o ex-governador Jaques Wagner (PT) em 2022. Conforme a pesquisa, ACM Neto tem percentual de intenções de voto entre 49,3% e 56,5% na corrida para governador.

O primeiro cenário testado foi pulverizado, trazendo também nomes como o senador Otto Alencar (PSD) e o vice-governador João Leão (PP), dois caciques partidários e que eventualmente podem disputar o Palácio de Ondina. A publicação diz que ex-prefeito de Salvador tem 49,3%, enquanto Wagner tem menos que a metade, 21,4%.

Contudo, o mesmo instituto aponta vitória do governador Rui Costa, do mesmo partido de Wagner, caso o chefe do Executivo estadual fosse candidato a senador. O Paraná diz que Rui lidera as intenções de voto para a única vaga disponível para o Senado em 2022. O petista tem cinco vezes mais intenções de votos do que o segundo na corrida, o atual senador Otto Alencar (PSD), que deve ser candidato à reeleição. O petista, todavia, teria garantido a aliados que não pretende disputar uma cadeira no Senado no próximo ano.

O levantamento mostra também que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual governador da Bahia venceriam Jair Bolsonaro (sem partido) no Estado em uma disputa para a presidência da República. O atual chefe de estado brasileiro só lidera as intenções de voto no cenário em que o candidato petista é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

A postagem revela que no primeiro cenário testado pelo instituto, Lula registrou 40,4% das intenções de voto no estado. O petista é seguido de longe por Bolsonaro, com 24,7%. Todos os outros possíveis candidatos à presidência ficaram abaixo de 10%: o ex-deputado Ciro Gomes (7,5%), o apresentador de televisão Luciano Huck (3,9%), o ex-juiz Sérgio Moro (3,4%), o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (2,4%), o empresário João Amoêdo (1,8%) e o atual governador paulista João Dória (1,7%).

O instituto ainda testou um terceiro cenário, incluindo Rui Costa como candidato do PT. Nesse caso, líder baiano lidera com 28,5%, empatado tecnicamente com Bolsonaro, que chegou a 25%. O cearense Ciro Gomes alcança 11,3%, ficando em terceiro lugar. Completam a lista Huck (5,6%), Moro (3,7%), Mandetta (2,7%), Boulos (2,2%), Dória (2,1%) e Amoêdo (1,7%).