Pelo menos quatro nomes já aspiram a Prefeitura de Jaguaquara em 2020; conheça os virtuais candidatos

Edione, Pedrinho, Flavinho e Raimundo. Foto: Blog Marcos Frahm

De acordo com o Calendário Eleitoral, o período para a realização das convenções para oficialização das candidaturas para vereadores e prefeitos é de 20 de julho a 5 de agosto de 2020. Enquanto esse período não chega, lideranças políticas e partidárias se articulam no sentido de tentar viabilizar seus nomes para a disputa. Em Jaguaquara, por exemplo, alguns nomes são dados como certos na corrida pela cadeira hoje ocupa por Giuliano Martinelli (PP). A atual secretária de Desenvolvimento Social, Edione Agostinone, já teve seu nome ”lançado” pelo próprio prefeito que dificilmente recuará da indicação. Embora a mesma ainda não tenha feito nenhuma declaração pública de que topará a empreitada, pessoas próximas afirmam que ela não recusará a missão dada e que a candidatura deverá ser viabilizada pelo PP.

Outro nome dado com certo é o do presidente da Câmara, vereador Raimundo Louzado, aposta do PSD, liderado na região pelo deputado federal Antônio Brito. Ele não esconde seu desejo de comandar o Poder Executivo local. Vale salientar que Louzado já ocupou o cargo de vice-prefeito e, no meio político é considerado um postulante de nome leve.

O promotor de eventos, Flavinho Souza, radicado em Salvador, tem marcado presença cada vez mais frequente em Jaguaquara, inclusive participando de eventos, devendo mudar-se para a terra natal em definitivo a partir de janeiro. Ainda sem partido, após o PSD de Otto Alencar ser transferido para Raimundo, Flavinho disse em recente entrevista que tem sido procurado por várias agremiações partidárias e que até março irá decidir sobre sua nova filiação.

Outro nome que tem surgido nos comentários de bastidores é o da professora Vanusa Leal, esposa do empresário Ricardo Leal, amigo do governador Rui Costa e que teve votação expressiva quando candidatou-se a prefeito pelo PT em 2012, perdendo o pleito para Giuliano por uma pequena diferença de votos. Esta possibilidade existe, mas a família Leal ainda não confirmou a informação.

Uma quinta opção para o eleitorado jaguaquarense seria o nome do ex-vereador Pedro Bernardino, presidente do PSL local, que declarou sua pré-candidatura a prefeito de Jaguaquara. Ferrenho defensor do presidente da República, Jair Bolsonaro, não se sabe se Bernardino irá se filiar ao novo partido do presidente ou continuar no PSL. Política é assim, enquanto as definições não saem, as especulações predominam nas rodas de conversas da cidade e o Blog Marcos Frahm acompanha atentamente as movimentações.