Para Euclides, aumento no preço dos combustíveis vai gerar impacto negativo na inflação

O deputado Euclides Fernandes (PDT) manifestou preocupação com o sexto reajuste no preço da gasolina somente em 2021, aumento que foi anunciado nesta segunda-feira (1º) pela Petrobras. Em moção apresentada na Assembleia Legislativa, o pedetista ressalta que o percentual acumulado de aumento já chega a 41,5%. No mesmo caminho, está o diesel, que teve um total de 34,1% de reajuste desde o início do ano.

O parlamentar alerta que o aumento no preço dos combustíveis pode ter consequências na precificação de outros produtos que são transportados por veículos movidos a diesel ou gasolina. ”Em face de mais um reajuste no preço dos combustíveis, a inflação também será impactada negativamente. Consequentemente, o preço de incontáveis produtos e serviços irão se elevar e, lamentavelmente, quem sofrerá as consequências disto tudo são os brasileiros, inclusive os baianos”, disse.

Euclides Fernandes ainda chama a atenção para o fato de que os combustíveis são cruciais para manutenção e progresso das sociedades contemporâneas. ”Isto porque, direta ou indiretamente, o combustível é necessário para a realização das atividades humanas. Assim, exemplificando, menciona-se que todos os baianos usam os combustíveis para se locomover nas suas atividades cotidianas, seja com seus veículos próprios, com a utilização dos transportes públicos ou, indiretamente, aproveitam serviços diversos que utilizam dos combustíveis para se concretizar” afirmou.