Otto pede convocação de Queiroga para explicar critérios sobre Copa América

Otto Alencar pede convocação de Queiroga. Foto: TV Senado

O senador Otto Alencar (PSD) pediu a convocação do ministro da Saúde Marcelo Queiroga na CPI para explicar os critérios da realização da Copa América no Brasil. O evento foi anunciado no país pela Conmebol nesta segunda-feira (31), após negativas de Colômbia e Argentina. Em coletiva pela noite, o ministro da Casa Civil Eduardo Ramos disse que a realização o torneio ainda não está confirmada no país.

”Ontem quando o ministro Ramos deu entrevista, ele não foi afirmativo dizendo que tinha tomado essa decisão. Temos que ver também a manifestação do presidente da República. Mas quem deveria ter sido ouvido ontem era a autoridade sanitária do pais, o doutor Marcelo Queiroga. Se por acaso houver insistência do governo em fazer de forma errada, equivocada, com uma irresponsabilidade sanitária, é importante chamar o ministro na próxima terça”, disse o parlamentar baiano.

“Ele vai ter que vir aqui e dizer que tem condições de estabelecer barreiras sanitárias entre todos os países que fazem fronteira com o Brasil. Se tem condições de fazer também barreiras sanitárias em todos os aeroportos do Brasil com testes PCR em todos que vão entrar no país e também nos portos para não trazer mais um cepa ao Brasil e passar para uma condição total de descontrole na disseminação da Covid-19”, completou.

Logo após a fala de Otto, o senador governista Marcos Rogério (DEM-GO) disse que a convocação de Queiroga à CPI para tratar o assunto fere o regimento.

”Essa hipótese de se fazer a convocação de fatos que estão acontecendo ou que vão acontecer tornaria a CPI ilegal. CPI só pode ser instalada para investigar fato determinado do passado e nesse caso estaria investigando um caso indeterminado, que ainda está acontecendo”.

Nesta manhã, a oncologista e imunologista Nise Yamaguchi presta depoimento à CPI. A médica é conhecida por ser defensora da utilização de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19, como hidroxicloroquina e cloroquina.