Otto evita antecipar voto, mas diz que André pode pagar o preço por ser indicado de Bolsonaro ao STF

Otto fala sobre Mendonça no STF. Foto: Pedro França/Agência Senado

Após o adiamento da tramitação da sabatina no Senado de André Mendonça para vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Otto Alencar (PSD) evitou, mais uma vez, antecipar o seu voto.

Em entrevista ao site Política Livre na manhã desta quarta-feira (18), o presidente do PSD no estado declarou que o ex-ministro da Advocacia Geral da União (AGU) poderá “pagar o preço” por ser indicado do presidente Jair Bolsonaro para a Corte.

Vale lembrar que, ao anunciar na semana passada que pedirá o impeachment de ministros do STF, o presidente da República reforçou a disposição do senador Davi Alcolumbre (DEM) de manter na gaveta a indicação de Mendonça.

Conforme o jornal Folha de São Paulo, a única chance de o clima melhorar para destravar a sabatina, segundo pessoas próximas de Alcolumbre, é se Bolsonaro baixar o tom do discurso, cessar os ataques a parlamentares e ao Supremo, e dar sinais claros de que não provocará mais fissuras entre os Poderes.

”Os sinais ele terá que dar para os que seguem a orientação dele. Quem está aguardando são os senadores governistas. Eu faço oposição. Ele nunca ligou para mim e nem eu liguei para ele. Nunca despachei com ele. Nunca estive com Bolsonaro. Se me ligar, vou receber com educação”, rebateu Otto, à reportagem.

”Decido com a minha consciência. No Senado, existe uma resistência, não por André [Mendonça] em si, que é uma pessoa educada, mas pela pessoa que o está indicando. Existe uma rejeição muito grande”, declarou.

”O André tem qualidade como jurista e servidor público, mas pode pagar o preço por ter sido indicado por um presidente da República com muita rejeição no Senado”, acrescentou o senador baiano.

*por Mateus Soares