Onda de arrombamentos assusta moradores de Santa Inês no final de semana; viatura teria se deslocado

Santa Inês registra vários arrombamentos. Foto: Blog Marcos Frahm

Moradores de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, se dizem assustados com uma onda repentina de arrombamentos a residências no último final de semana. Os residentes em imóveis invadidos reagiram nas redes sociais, denunciando as ações criminosas que, segundo informações, teriam ocorrido num curto espaço de tempo, aproximadamente 05 horas, com 08 casas invadidas, além de outros estabelecimentos que foram alvo dos criminosos, totalizando 12 imóveis.

”Um meliante saltou o muro com cerca elétrica e ao tentar entrar na residência nos surpreendemos, um grande risco a minha família, pois minha esposa deu de cara com o bandido já quase adentrando a casa. Graças a Deus o meliante fugiu! Contudo, na semana passada um colega teve sua casa assaltada por dois meliantes armados que mantiveram ele e a família como reféns durante mais de 30min, até agora ninguém foi detido.

Os bandidos aqui parece acompanhar a rotina da Polícia Militar, basta a viatura sair para registrar um flagrante em Jaguaquara, os bandidos aproveitam para assaltar e roubar a população em geral.

Não é um fato isolado, tem ocorrido com frequência, e a população já está desacreditada a ponto de poucas pessoas se deslocar até a delegacia para prestar queixa. Não é aceitável que uma cidade de aproximadamente 10.000 habitantes, ocorra mais de 12 assaltos, invasão a domicílio e arrombamento em um único final de semana é um número absurdo!!
Estamos em pânico!”, relatou um professor, em nota enviada ao BMFrahm.

A VERSÃO DA POLÍCIA

A redação manteve contato com a Polícia Militar de Santa Inês, que confirmou a informação acerca dos crimes, mas nega que sejam 12 casas invadidas. O Comando local da PM informou que os arrombamentos ocorreram num período em que a única viatura de serviço teria se deslocado com a guarnição a bordo, para o registro de um flagrante de um crime que se enquadra na Lei Maria da Penha e que os meliantes teriam se aproveitado da ausência da viatura para a prática delituosa.

FRAGILIDADE NO SISTEMA DE SEGURANÇA

A Polícia Militar de Santa Inês integra o 19º BPM sediado em Jequié e a Polícia Civil, representada por uma Delegacia antiga instalada no Centro da cidade integra a 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior/Coorpin, de Jequié, mas com representação aos finais de semana na DT de Jaguaquara, onde foi implantado o chamado Plantão Central, aos finais de semana, com o revezamento equipes de quatro profissionais, formadas por um delegado, um escrivão e dois investigadores da Polícia Civil.

Durante o período de plantão, a equipe tem como incumbências registro de termos de flagrante, levantamentos cadavéricos e demandas procedentes de Jaguaquara (base), Santa Inês, Brejões, Cravolândia, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Lagedo do Tabocal, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, para evitar o deslocamento de viaturas até a sede da 9ª Coorpin, em Jequié.

Contudo, as cidades da região ficam desguarnecidas quando as viaturas são retiradas para o registro de ocorrências em Jaguaquara.  No caso se Santa Inês, cabe as autoridades tomarem providências para evitar a ausência da polícia ou registrar os fatos locais no Município, sem o deslocamento a cidade vizinha.