Oficina de Costura em Lajedo do Tabocal muda a vida de moradores da região, com geração de empregos

Oficina de Costura gera 70 empregos diretos em Lajedo. Foto: Divulgação

Geração de emprego, estimulo de vida e perspectiva de um futuro melhor para os moradores de Lajedo do Tabocal, no Vale do Jiquiriçá. Tudo isso acontece após a chegada da Oficina de Costura Belladona, que mesmo no período pandêmico gerou 70 empregos diretos no Município na confecção de avental hospitalar em escala industrial em  TNT (tecido não tecido), de diversas gramaturas.

Segundo a coordenadora do projeto, Mariângela Borges, além de Lajedo, a região vive um boom de pequenas oficinas de costura, com outras unidades, Bellinha, Bella e Bellísima, que funcionam em galpões alugados, pagos pela própria associação mantenedora, a Belladona, que estendeu a oportunidade de trabalho a moradores de Planaltino-Associação Ranch em Campinhos, Jequié, Maracás – Amaar, Jitauna e, de acordo com Mariângela, em breve será instalada outra unidade, em Itiruçu. A coordenadora comemora o resultado positivo que o projeto tem gerado na vida das pessoas que atuam na associação e diz que buscará diálogo com o Governo do Estado para utilização de galpões na região, além de apoio para novos equipamentos que possam atender a demanda do cadastro de reserva.

Os aventais são disponibilizados em forma de facção, de uma empresa que fez parceria de costura com a associação. Os associados recebem por produção e muitos alcançam o montante de um salário mínimo ou mais.

Novas unidades da fábrica foram instaladas em Maracás e Planaltino

Os trabalhos são acompanhados periodicamente pela vigilância sanitária e todos os envolvidos cumprem protocolos contra Covid-19, fazendo uso de máscara e álcool em gel.

A Belladona teve o abraço caloroso de Deraldo Alves Carlos, da SUDEM-BA, que ao perceber o esforço da associação em busca de alternativa de geração de ocupação e renda para população de Lajedo, viabilizou apoio. A coordenadora comemora o resultado positivo que o projeto tem gerado na vida das pessoas que atuam na associação e diz que buscará diálogo com o Governo do Estado para utilização de galpões na região, além de apoio para novos equipamentos que possam atender a demanda do cadastro de reserva.  ”Acredito no potencial das mulheres, na essência de cada uma que busca meios dignos de ocupar o seu espaço na sociedade e também acredito que os sonhos dos jovens são realizados quando eles são abraçados através de atividade remunerada, para que eles possam se firmar e dar asas aos seus ideais. E são essas forças que me fazem incansavelmente lutar em busca das oportunidades, por que felicidade é compartilhar o bem”, vibra Mariângela.