Ocupação de UTI é um dos parâmetros para reabertura do comércio em Salvador

Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates. Foto: Vagner Souza

A taxa de ocupação de leitos de UTI em Salvador voltou a subir neste domingo (2), alcançando a marca de 75% – número mínimo para o início da primeira fase do protocolo de reabertura, mas, de acordo com o secretário de Saúde Léo Prates, não pode ser visto como o único ”parâmetro” para a reabertura do comércio.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia, nesta segunda-feira (3), Prates explicou que existem outros indicativos que apontam para uma ”estabilização” dos casos do novo coronavírus na cidade.

De acordo com o secretário municipal, as pessoas contaminadas passaram a compreender a “gravidade do vírus” e se isolaram, o que diminuiu a disseminação da doença.

Apesar da capital baiana registrar o terceiro dia consecutivo de aumento na taxa de ocupação, o balanço nos próximos dias pode possibilitar o ingresso na segunda fase do plano de retomada das atividades.

Nos últimos 10 dias, de acordo com Prates, foram contabilizados dois deles em que a taxa recuou para menos de 70%. Na prática, caso o índice seja alcançado em mais outros três dias nesta semana, Salvador entrará na próxima fase.

O número de pacientes à espera de regulação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), também é um fator determinante para avaliar a situação do município frente à pandemia. Na última sexta-feira (31), o secretário comemorou no Twitter o fato de não ter naquele momento nenhum paciente para ser regulado.

Nesta segunda-feira (2), apenas cinco pacientes aguardam a regulação para um hospital.

Questionado sobre a relevância da taxa de ocupação em leitos de terapia-intensiva para a retomada do comércio, Léo Prates reconheceu que é ”um dos principais indicadores”, mas reiterou que nos últimos 10 dias a capital teve uma ”variação positiva” deste número.

”É um dos princiupais indicadores, mas precisamos observar que estamos há mais de 10 dias com variações positivas. Na semana passada, chegamos a uma taxa de 68% em Salvador e vamos continubuar com trabalho, fazendo a retomada econõmica com segurança”, justificou. Com informações do BNews