OAB-Bahia nega boicote a vice-presidente da entidade e diz não misturar ”política e gestão”

Atual presidente da OAB-BA, Fabrício Castro. Foto: Divulgação

Em nota enviada publicada no Política Livre na noite desta quinta-feira (5), a seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) afirmou que ”não mistura política e gestão” e rebateu as informações sobre suposto boicote à vice-presidente da Ordem, Ana Patrícia Dantas Leão, durante a abertura da Conferência Estadual, iniciada na quarta (4). A advogada não teve concessão de fala durante a abertura do evento.

”Quem representa a Diretoria e o Conselho Seccional da OAB-BA na cerimônia de abertura é o presidente e isso não foi uma inovação desta Conferência Estadual. Nas conferências de 2014 e 2017, por exemplo, também foi assim. O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, que era vice-presidente da Seccional em 2014, também não falou na abertura da conferência estadual daquele ano, apesar de ter sido o coordenador daquele evento”, pontua a nota da OAB-BA.

Ainda segundo a nota, ”na abertura da Conferência Estadual 2021, os demais diretores também não falaram, apenas o diretor-tesoureiro Hermes Hilarião, na qualidade de coordenador dessa conferência, que não comporta um grande número de falas. Por isso, falaram apenas o presidente da OAB-BA, o vice-presidente nacional, os representantes da CAAB, da ESA e do Colégio de Presidentes, além do coordenador do evento”.

Por fim, foi dito que ”vice-presidente Ana Patrícia foi elogiada em todas as manifestações”. A vice-presidente da Ordem na Bahia desvinculou-se do grupo que atualmente preside no estado a instituição e é pré-candidata nas eleições que devem ocorrer em novembro. Em recente entrevista, Ana Patrícia Leão disse que a OAB tem sido omissa durante o período da pandemia e diante da Operação Faroeste.

*por Davi Lemos