No mês em que é comemorado o Dia do Coração, cirurgia cardíaca rara é realizada na Bahia

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Coração, a equipe de Cardiologia do Hospital São Rafael (HSR), realizou um procedimento raro no Brasil. A cirurgia realizada foi um implante transcateter de válvula aórtica, também conhecido como TAVI, e foi administrado em um caso atípico de Insuficiência Aórtica Pura.

A patologia se caracteriza por um ”vazamento” ou ”refluxo” na válvula, tendo como algumas de suas características a ausência de calcificação valvar, o que torna o TAVI mais complexo neste cenário. Este procedimento foi realizado poucas vezes no Brasil e a experiência mundial ainda está em evolução.

De acordo com o médico Cristiano Guedes, cardiologista intervencionista responsável pelo procedimento no hospital baiano, o TAVI para tratamento da patologia é de maior complexidade devido à ausência de calcificação valvar. O procedimento consiste no implante de uma prótese através de cateter, sem a necessidade de cortes para substituir a válvula aórtica doente, e permite rápida recuperação ao paciente.

Inicialmente, o TAVI era recomendado apenas para pacientes de alto risco. Porém, com o avanço tecnológico e o desenvolvimento da técnica, é possível também tratar pacientes com menor perfil de risco e outras patologias.

O procedimento foi realizado no dia 6 de setembro, e foi considerado um sucesso. O paciente deambulou (movimentou-se no próprio hospital) no mesmo dia da intervenção, já recebeu alta hospitalar e vem apresentando evolução satisfatória.