”Não tem orientação nenhuma ali”, diz Sérgio Moro sobre troca de mensagens com Dallagnol

Moro diz que não orientou Deltan Dallagnol. Foto: Estadão

O Ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou nesta segunda-feira, 10, em Manaus, que não ”há orientação nenhuma” na troca de mensagens com o procurador da República Deltan Dallagnol relevada pelo site The Intercept Brasil na noite de domingo, 9. As conversas mostrariam que Moro teria orientado investigações da Lava Jato por meio de mensagens trocadas no aplicativo Telegram.

De acordo com o site, há conversas escritas e gravadas nas quais Moro sugeriu mudança da ordem de fases da Lava Jato, além de dar conselhos, fornecer pistas e antecipar uma decisão a Dallagnol. ”Não tem nenhuma orientação ali naquelas mensagens. E eu nem posso dizer que são autênticas porque, veja, são coisas que aconteceram, e se aconteceram, foram há anos. Eu não tenho mais essas mensagens. Eu não guardo, eu não tenho registro disso. Mas ali não tem orientação nenhuma”, disse Moro.

É a primeira declaração de Moro desde a publicação das conversas pelo The Intercept. Questionado o porquê manteve contato com os procuradores via mensagem de texto de aplicativos, Moro disse que ”é algo normal”. ‘Veja, os juízes conversam com procuradores, conversam com advogados, conversam com policiais. E isso é algo normal”. Moro abandonou a coletiva ao ser questionado se as mensagens sugeriam direcionamento das fases da Operação Lava Jato. ”Se houve alguma coisa nesse sentido são operações que já haviam sido autorizadas e isso é questão de logística de saber como fazer. Senhores eu vim aqui para falar do Amazonas e se não tem pergunta a esse respeito eu encerro.”