MP-BA vai apurar suposta omissão do governo da Bahia no rompimento da barragem de Quati

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou inquérito, nesta segunda-feira (15), para apurar “possíveis irregularidades ou omissões” do governo da Bahia no rompimento da barragem de Quati na última quinta (11), que atingiu mais de 14 mil pessoas dos municípios de Pedro Alexandre e Coronel João Sá. Cerca de 230 pessoas estão desabrigadas e outras 2.080 desalojadas.

No ato publicado pelo MP-BA, serão investigados o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A barragem do Quati – construída pela CAR e entregue em novembro de 2000 à Associação de Moradores da Comunidade do distrito de Pedro Alexandre – é responsável pelo represamento do Rio do Peixe para o período de estiagem.

Em entrevista ao site Política Livre, os deputados democratas Sandro Régis, Alan Sanches (estaduais) e Paulo Azi (federal) acusaram, na última sexta-feira (12), o governador Rui Costa (PT) de “negligência” pela falta de monitoramento e fiscalização às barragens existentes na Bahia. Rui visitou os municípios atingidos na própria sexta e no domingo (14).