Movimento Municipalista agenda para novembro mobilização de prefeitos baianos em Brasília

Em Brasília, Cocá informa mobilização. Foto: Divulgação/UPB

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, informou nesta terça-feira (26) que prefeitos e prefeitas de todo o Brasil estarão em Brasília para duas mobilizações ainda este ano, uma na segunda quinzena de novembro e outra na primeira quinzena de dezembro. O gestor gravou um vídeo convocando os prefeitos baianos logo após a reunião realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com deputados e senadores no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Segundo Zé Cocá, o momento é de demonstrar a unidade do movimento municipalista e pressionar o Congresso Nacional. ”É importante que a gente venha em peso da Bahia. Vamos mobilizar a partir de já. A CNM ainda esta semana apresentará as datas para que a gente venha a Brasília defender nossas pautas”, conclamou o presidente da UPB.

A reunião contou ainda com a presença de diversos gestores baianos, entre eles o diretor da UPB e prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, os prefeitos Marquinhos de Lajedo do Tabocal, Deri do Paloma de Jeremoabo, Pedro Cardoso de Lagoa Real e Marcone Amaral de Itajuípe, que também é presidente da Amurc. Além desses o secretário de governo de Ibirataia, Valdo Araújo, representou a prefeita Ana Cleia, que cumpria outra agenda em Brasília.

Acompanhado de lideranças estaduais, na mesa do evento, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, demonstrou preocupação com a tramitação de algumas demandas e reforçou que todos precisam estar vigilantes. ”A gente vai continuar atuando. Precisamos do apoio dos prefeitos. Quando o prefeito entra em ação, a gente consegue aprovar tudo que está aqui”, afirmou Ziulkoski.

A articulação na Câmara seguiu até a noite em encontros com os deputados federais baianos Mário Negromonte Júnior, Cacá Leão e Leur Lomanto Júnior, que se comprometeram em apoiar a tramitação de matérias de interesse dos municípios.

A comitiva de prefeitos segue em Brasília nesta quarta-feira (27) para acompanhar a sessão conjunta do Congresso Nacional que fará a promulgação do 1% adicional ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a ser repassado no mês de setembro.