Movimento das câmaras municipais pela duplicação da BR-116 ganha força no Sudoeste baiano

Presidentes de Câmaras se reúnem em Conquista. Foto: Divulgação

Representantes das câmaras municipais de vários municípios da Região Sudoeste da Bahia, atravessados pela BR-116, ou situados no entorno, a exemplo de Jequié, Jaguaquara, Manoel Vitorino, Poções, Planalto, Caatiba, Vitória da Conquista, Cândido Sales, entre outros se uniram para pressionar Via Bahia e Governo Federal a assumirem a responsabilidade de duplicar a BR-116 o quanto antes, tendo em vista os prejuízos causados à população regional, principalmente no que diz respeito à perdas materiais e físicas.

Na primeira reunião realizada na manhã desta quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o grupo definiu a identidade do movimento como BR-116: Duplica Já!, e traçou uma pauta com vários tópicos a serem realizados pelo movimento.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Luciano Gomes (PL), o ‘Duplica Já!’ é um movimento político para mostrar a força das câmaras da Região Sudoeste, que trabalham em prol das melhorias para a comunidade. ”É o vereador que está mais próximo da população, que acompanha a dor das famílias que perdem os seus entes queridos na BR-116, somos nós que indicamos as obras e melhorias com base naquilo que presenciamos todos os dias”, disse, acrescentando que esteve em uma reunião com a bancada de deputados baianos, em Brasília, no dia 04 de março, e ficou triste com a definição do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que apontou a caducidade do processo como caminho para a  não resolução dos conflitos e o inadimplemento do contrato. ”A caducidade para nós será um grande prejuízo, porque pode demorar muitos anos até resolver o problema, a não ser que o Governo Federal assuma a obra. Para nós o que importa é que o serviço seja executado, porque não podemos esperar mais”, afirmou.

O presidente da Câmara de Jequié, Emanuel Campos (Tinho), disse que os vereadores da região que trafegam constantemente pela BR-116 conhecem de perto os problemas da rodovia, os altos índices de acidentes e a necessidade da duplicação já. ”Próximo a Jequié nós temos a Serra do Mutum, uma das mais perigosas do país, com vários acidentes graves, além de outros trechos, como é o caso de Conquista, que precisam da Via Bahia, mas não têm recebido a atenção devida, mesmo sendo a 116 a principal rodovia que liga o Sul do país aos estados de Minas Gerais, Bahia e outros do Nordeste. O nosso movimento ganha legitimidade por ser uma luta regional que visa o bem coletivo e não individual. Queremos a duplicação imediatamente como ocorreu com a BR-324, no trecho que liga Feira de Santana a Salvador, porque o ‘Brasil’ passa por Cândido Sales, Conquista, Planalto, Poções, Jequié, Jaguaquara, então é uma luta justa”.