‘Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere’ termina em Jaguaquara

Chegou ao fim na noite desta terça-feira (12), em Jaguaquara, a apresentação da quarta edição da ‘Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere’. Conforme noticiamos em nota anterior, trata-se de um projeto de cinema itinerante instalado em um caminhão, devidamente preparado, que exibe filmes nacionais. O veículo conta 30 poltronas no baú do caminhão, tela de 120 polegadas, ambiente climatizado, iluminação própria de cinema, rampa de acesso e duas acomodações para cadeirantes. Segundo Alisson e Felipe, que circulam pelo Brasil com o caminhão, a ideia do projeto é oferecer entretenimento de qualidade, gratuito, com exibições de filmes nacionais em pequenas cidades do país. Na Bahia, apenas sete cidades foram contempladas com o Cinemóvel, que iniciu sua apresentação em Jaguaquara, onde o caminhão permanceu durante segunda (11) e  terça (12), estacionado na Praça JJ-Seabra.

Se o cinema já faz parte da programação cultural das capitais brasileiras e grandes cidades, no interior a relação com os filmes ganha nova dimensão. Os representantes da Fundação John Deere revelaram que os estudantes de escolas públicas de Jaguaquara se empressionaram com o projeto, que visitou o município pela primeira vez.  Nesta terça, os filmes começaram a ser exibidos por volta das 8h, para alunos de várias escolas da rede municipal de ensino, com o término por volta das 21h30. Os filmes selecionados para a quarta edição são ‘Peixonauta 6 – Desvendamos as Pistas’, ‘Cocoricó Conta Clássicos’, ‘Rio’ – que apesar de não ser nacional, aborda temática do país e é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha -, ‘Lixo Extraordinário’, ‘O Homem do Futuro’, ‘O menino da Porteira’, ‘O Bem Amado’, ‘Reis e Ratos’ e ‘Tropa de Elite 2’.

A Bahia é o primeiro entre os cinco estados a receber esta edição da ‘Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere’. De Jaguaquara, o Cinemóvel segue para Ibotirama (14 e 15 de março), Baianópolis (18 e 19 de março), São Desidério (20 a 22 de março), Barreiras (25 a 27 de março), Luís Eduardo Magalhães (2 e 3 de abril) e Formosa do Rio Preto (4 e 5 de abril). Todos os municípios visitados recebem o projeto pela primeira vez. Outro diferencial é o perfil das cidades escolhidas. A grande maioria é de pequeno porte e não oferece opções variadas de atrações culturais e artísticas, a exemplo de Jaguaquara.

Fotos: Blog Marcos Frahm