LUTO: Morre em Jaguaquara o ex-prefeito do município, Ítalo Rabelo do Amaral

Ítalo Rabelo do Amaral morreu aos 97 anos. Foto: Marcos Frahm

Morreu por volta da 0h30 desta segunda-feira (03), em Jaguaquara, o ex-prefeito do município, ítalo Rabelo do Amaral, aos 97 anos. Considerado uma das principais personalidades políticas da história da maior cidade do Vale do Jiquiriçá, Amaral é apontado, por várias gerações, como o melhor gestor público de Jaguaquara nas últimas décadas, foi prefeito de 1977-1983 e de  1997 a 2000, quando encerrou sua carreira política.

Também se destacou no mundo empresarial, sendo proprietário de empresas do ramo de produtos agrícolas. Fundador da extinta Rádio Vale Aprazível, dedicou boa parte de seus 97 anos à comunicação e a vida pública, tendo sido marcado pela realização, no exercício do cargo político, de importantes obras em Jaguaquara. Era um dos liderados da confiança do ex-governador Antônio Carlos Magalhães no interior baiano.

O ex-prefeito sentiu-se mal em sua residência, no bairro Muritiba e foi levado por familiares a Casa de Saúde e Maternidade, anexo a sua casa, onde faleceu. Em maio de 2017, faleceu Dona Eunice Souza do Amaral, casada há 70 anos com Ítalo, com quem teve quatro filhos. O corpo de Amaral está sendo velado em um espaço que lava o seu nome, e que pertece a Loja Maçônica local, no bairro Palmeira. O sepultamento está marcado para as 17h de hoje.