Morre aos 88 anos João Gilberto, o pai da bossa nova; governador Rui Costa decreta Luto Oficial

João morreu no Rio de Janeiro. Rafael Andrade/Folha Imagem

O cantor e compositor João Gilberto, considerado um dos pais da bossa nova, morreu hoje, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por familiares do músico, como filho Marcelo Gilberto e a neta Sofia, em mensagens publicadas nas redes sociais.

A causa da morte não foi divulgada. Baiano de Juazeiro, ele lançou discos clássicos como Chega de Saudade (1958), O Amor, o Sorriso e a Flor (1962) e Getz/Gilberto (1964), que revolucionaram a maneira de tocar violão e influenciaram gerações de artistas.

O governador do Estado, Rui Costa utilizou as redes sociais para manifestar seus pêsames pela morte do baiano João Gilberto e decretar três dias de luto na Bahia. Leia a nota de pesar na íntegra:

”Pai da Bossa Nova, João Gilberto ajudou a projetar a imagem da Bahia e da música brasileira para o mundo. Hoje, sua morte silencia a música. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs de um dos mais ilustres filhos de Juazeiro, que se tornou uma referência para as gerações de músicos que vieram depois da Bossa Nova. Os baianos têm orgulho de João Gilberto e por isso preservaremos seu legado. Que Deus conforte todos neste momento de dor. Decreto três dias de luto oficial na Bahia pela morte de João Gilberto”, lamentou.