Ministro Flávio Dino afirma que 200 pessoas já foram presas por atos de vandalismo em Brasília

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou durante entrevista coletiva na noite desse domingo (8), que aproximadamente 200 pessoas já foram presas em flagrante pelos atos de vandalismo ocorridos em Brasília. Dino disse ainda que as prisões vai continuar acontecendo ao longo da noite. Dino declarou ainda que aproximadamente 40 ônibus foram apreendidos por serem ”instrumentos de perpetração de crimes”. O ministro também afirmou que os financiadores dos veículos já foram identificados e podem ser alvos de prisão preventiva.

Os presos, de acordo com as autoridades, devem responder pelos crimes de dano ao patrimônio, de invasão de prédios públicos, entre outros.

Sobre os atos, o ministro da Justiça condenou o vandalismo e classificou como ”terrorismo e golpe”. ”Isso é terrorismo, é golpismo. Temos a certeza de que a imensa maioria da população não quer a implementação dessas trevas”, afirmou Dino.

Ele disse ainda que os vândalos não irão destruir a democracia. ”Não conseguirão destruir a democracia brasileira. É preciso dizer isso cabalmente, com toda firmeza e convicção”, completou.

Durante a entrevista, Dino ainda falou sobre as conversas que estava tendo com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para que ele se preparasse para o ocorrido. Durante essas reuniões, o governador dizia que a segurança para esse domingo era adequada. “Havia por parte do governo do Distrito Federal uma visão de que a situação estaria sob controle”, afirmou Dino.

”O governador Ibaneis, com toda certeza, ao efetuar um pedido de desculpas públicas ao chefe dos poderes da União, está reconhecendo que algo deu errado nesse planejamento. E quero crer que o senhor governador vai apurar as responsabilidades em relação àqueles que não cumpriram seus deveres constitucionais”, disse.

400 PRESOS

Apesar de Dino ter informado que 200 pessoas haviam sido presas, o governador do DF, Ibaneis Rocha, informou, através de perfil na rede social, que o número de presos em flagrante teria sido de 400 pessoas. O post foi feito minutos antes da entrevista coletiva do ministro Justiça.

”Venho informar que mais de 400 pessoas já foram presas e pagarão pelos crimes cometidos. Continuamos trabalhando para identificar todas as outras que participaram desses atos terroristas na tarde de hoje no Distrito Federal. Seguimos trabalhando para que a ordem se restabeleça”, escreveu Ibaneis. Com informações do site Bahia Notícias