Ministro Dias Toffoli repudia ato com fogos de artifício contra Supremo Tribunal Federal

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli Foto: Rosinei Coutinho

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, repudiou, em nota, os novos ataques à Corte. No sábado, um grupo lançou fogos de artifício contra o prédio do STF, para simular uma espécie de bombardeio.

”Infelizmente, na noite de sábado, o Brasil vivenciou mais um ataque ao Supremo Tribunal Federal, que também simboliza um ataque a todas as instituições democraticamente constituídas”, disse Toffoli.

Segundo o presidente da Corte, esses atitudes têm sido ”financiadas ilegalmente” para atingir ministros da Corte. Ele, no entanto, ponderou que, mesmo assim, o STF tem tentado manter a harmonia entre os Poderes. ”Financiadas ilegalmente, essas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado, apesar da tentativa de diálogo que o Supremo Tribunal Federal tenta estabelecer com todos – Poderes, instituições e sociedade civil, em prol do progresso da nação brasileira”, disse.

De acordo com informações publicadas neste domingo (14) pelo Valor Econômico, Toffoli afirmou ainda que o Supremo ”jamais se sujeitará” a “nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta”. ”Guardião da Constituição, o Supremo Tribunal Federal repudia tais condutas e se socorrerá de todos os remédios, constitucional e legalmente postos, para sua defesa, de seus Ministros e da democracia brasileira.”

O ministro do STF Alexandre de Moraes também repudiou os ataques de sábado pelo Twitter. ”O STF jamais se curvará ante agressões covardes de verdadeiras organizações criminosas financiadas por grupos antidemocráticos que desrespeitam a Constituição Federal, a Democracia e o Estado de Direito. A lei será rigorosamente aplicada e a Justiça prevalecerá”, disse.