Ministro da Saúde, Queiroga projeta imunização de toda a população adulta até outubro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na quinta-feira (19) que o governo federal espera completar todo o ciclo vacinal da população acima de 18 anos até o final de outubro. O titular do MS argumentou que o ritmo atual do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a entrega antecipada dos fornecedores asseguram o cumprimento deste prazo.

”Isso é fruto da estratégia de utilizar formas diversificadas para entrega das vacinas. Além de acordos de transferência de tecnologia, as encomendas a farmacêuticas internacionais. Isso faz com que tenhamos mais de 68 milhões de doses para serem distribuídas neste mês de agosto”, declarou.O ministro também falou sobre o critério do ministério para a distribuição das vacinas.

”Hoje, a distribuição é feita pelo critério de faixa etária. Estamos procurando corrigir essas pequenas distorções entre os estados para que a campanha continue de maneira homogênea”, disse. Queiroga alega que mudança nos municípios dos critérios do PNI ”acarreta em dificuldades para oferecer as doses da forma que foi programada”. Com informações da Agência Brasil.