Ministra Maria Thereza de Assis toma posse como Corregedora nacional de Justiça

Maria Thereza assume corregedoria. Luiz Silveira/Agência CNJ

A nova corregedora nacional de Justiça para o biênio 2020-2022, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Maria Thereza de Assis Moura tomou posse nesta quinta-feira (8). Ela substituirá o atual presidente do STJ, Humberto Martins no cargo.

A Corregedoria Nacional de Justiça é responsável por orientar, coordenar e executar as políticas públicas voltadas para a atividade correcional e o bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais e juízos e dos serviços extrajudiciais do país.

De acordo com informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no próximo dia 26, durante o 4º Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor), Maria Thereza apresentará aos corregedores dos tribunais de todo o país seu plano de gestão e iniciar a discussão sobre metas e de diretrizes estratégicas válidas para as corregedorias no ano de 2021.

Natural de São Paulo, a ministra integra o STJ desde 2006 e foi vice-presidente da Corte. Ela já foi diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), corregedora-geral da Justiça Federal e corregedora-geral da Justiça Eleitoral. Ela também é professora doutora da Universidade de São Paulo.